Já imaginou criar um logo para sua empresa e ver ele espalhado pelas ruas, pessoas reconhecendo seu produto ou seu negócio de maneira simples e interagindo com sua marca de forma espontânea?
Eu tenho certeza que sim, então você já começa a entender deste ponto, porque é importante criar um logo para sua empresa e se preocupar desde o início com a construção da identidade visual que sua empresa vai ter no mercado em que você atua.
Muitas pessoas não dão muita importância nessa etapa e acabam utilizando qualquer elemento gráfico e tipologia de letra para representar sua empresa sem estabelecer qualquer critério para essas escolhas.
Erros comum como legibilidade e proporção de tamanho são comuns enxergarmos em fachadas no centro de qualquer cidade.
Isto pode influenciar muito no funcionamento do seu negócio.
Uma fonte sem relação com o seguimento, uma cor que destoa do seu produto ou um símbolo errado pode levar a imagem da sua empresa ou negócio a uma rejeição absurda, ou seja, ao invés de atrair clientes você vai espantar clientes.
Então criar um logo para sua empresa não é algo que você deva fazer com seu sobrinho “criativo” a não ser que ele tenha graduações e conhecimentos técnicos para isso.
Logo abaixo vamos estabelecer uma ordem cronológica para se chegar a um resultado incrível e criar um logo para sua empresa.
Quais os estilos de logo melhor se adequam a minha empresa, produto ou negócio?
Em se tratando de estilos de logomarca, a variação pode ser grande, mas os principais são os litados abaixo:
- Logotipos formado por apenas textos – M&M’s é um ótimo exemplo. É um estilo de letras que por terem características próprias fazem dele o logo da sua empresa.
- Logotipos formados por ilustração – Apple representa muito bem este estilo. Em qualquer lugar do mundo a maçã mordida identifica a empresa de forma simples e muito bem conceitualizada.
- Logo formado por símbolos – Nike representa essa categoria. Geralmente são indefinidos, abstratos e tornam o elemento visual principal do logo.
- Logos Formatos por ilustração/símbolos mais textos – Domino’s Pizza, uma peça de dominó associado a uma tipografia fizeram de um elemento descontraído a marca de uma pizzaria.
Por onde você deve começar a idealizar a logo para sua empresa?
Bom, primeiro vamos definir logo.
Logo ou logotipo é a representação visual ou gráfica da sua empresa.
É esse visual que vai identificar sua marca, vai assinar seu produto e fazer as pessoas reconhecerem você.
A simplicidade deve fazer parte da sua concepção justamente para causar o impacto necessário na mente das pessoas, sem exagero de elementos, cores ou ilustrações complicadas.
Para começar, anote tudo o que você acha relevante na sua opinião para a imagem da sua empresa.
Guarde referências que agradem, estilos de letras e cores que representaria o seu negócio e veja coma a concorrência se apresenta no mercado.
Analise sua persona.
Entender exatamente quem é seu consumidor e a maneira que ele se comporta gera informações fundamentais para que um logo represente sua empresa e seu cliente se identifique com ele.
Junte essas informações com as habilidades de um profissional e o resultado será incrível. E fique tranquilo, você é peça fundamental nesse processo criativo de desenvolvimento do logo.
Por que devo contratar um profissional para fazer a criação?
Bom provavelmente se você está procurando informações de como criar um logo para sua empresa, é uma certeza que você esteja criando uma empresa e é nesse ponto que você deve focar os seus esforços.
Pode parecer simples, mas com base nas informações relacionadas acima o designer vai fazer um trabalho completo.
Pesquisa tipográfica, vai envolver psicologia das cores que melhor se relacionam com o seu negócio, estabelecer conceitos e executar, com base em teorias de design, estudos que cheguem a um projeto impecável e que atenda toda a necessidade que a marca da empresa exige.
Quanto custa a criação de um logo?
A pergunta pode ser feita de outra maneira.
Quanto vale sua empresa?
É bem provável que o valor de sua marca seja proporcional a uma fração do valor que sua empresa representa. E fica um alerta. O barato sempre sai caro. Desconfie de valores explicitamente baixos e promoções absurdas. Não existe milagre e bons trabalho tem seu valor.
Conhecer a empresa a contratar e seu portfólio é um bom caminho para saber se ela vai atender sua demanda e expectativa com relação a criar um logo para sua empresa.
Quanto tempo demora até eu receber as primeiras ideias?
Geralmente de 7 a 15 dias é um bom tempo para o profissional apresentar os primeiros estudos.
Isso também depende do quão complexo é o projeto, pois existem casos, por exemplo, em que é criado uma fonte específica para a criação desse logo e desenhar um alfabeto inteiro pode exigir mais prazo.
A apresentação geralmente vem acompanhada da aplicação da marca em peças importantes, como papelaria. Visualizar o logo aplicado é muito importante e mostra algo real do visual criado.
Após aprovada, a marca também deve ser acompanhada de um manual de aplicação, onde ficam definidos todos os critérios de como a marca poderá ser utilizada.
Isso impede que ela seja desconfigurada no decorrer de sua utilização por fornecedores, parceiros e até mesmo colaboradores.
Bom, agora você já sabe de maneira bem resumida como funciona o processo de concepção de um logo e pode começar a fazer suas anotações.
Hoje ou amanhã mesmo podemos marcar para conversar e colocar esse projeto em prática. Espero ter ajudado e aguardo seu contato. Agende sua reunião aqui.
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