Já imaginou criar um logo para sua empresa e ver ele espalhado pelas ruas, pessoas reconhecendo seu produto ou seu negócio de maneira simples e interagindo com sua marca de forma espontânea?

Eu tenho certeza que sim, então você já começa a entender deste ponto, porque é importante criar um logo para sua empresa e se preocupar desde o início com a construção da identidade visual que sua empresa vai ter no mercado em que você atua.

Muitas pessoas não dão muita importância nessa etapa e acabam utilizando qualquer elemento gráfico e tipologia de letra para representar sua empresa sem estabelecer qualquer critério para essas escolhas.

Erros comum como legibilidade e proporção de tamanho são comuns enxergarmos em fachadas no centro de qualquer cidade.

Isto pode influenciar muito no funcionamento do seu negócio.

Uma fonte sem relação com o seguimento, uma cor que destoa do seu produto ou um símbolo errado pode levar a imagem da sua empresa ou negócio a uma rejeição absurda, ou seja, ao invés de atrair clientes você vai espantar clientes.

Então criar um logo para sua empresa não é algo que você deva fazer com seu sobrinho “criativo” a não ser que ele tenha graduações e conhecimentos técnicos para isso.

Logo abaixo vamos estabelecer uma ordem cronológica para se chegar a um resultado incrível e criar um logo para sua empresa.

Quais os estilos de logo melhor se adequam a minha empresa, produto ou negócio?

Em se tratando de estilos de logomarca, a variação pode ser grande, mas os principais são os litados abaixo:

Por onde você deve começar a idealizar a logo para sua empresa?

Bom, primeiro vamos definir logo.

Logo ou logotipo é a representação visual ou gráfica da sua empresa.

É esse visual que vai identificar sua marca, vai assinar seu produto e fazer as pessoas reconhecerem você.

A simplicidade deve fazer parte da sua concepção justamente para causar o impacto necessário na mente das pessoas, sem exagero de elementos, cores ou ilustrações complicadas.

Para começar, anote tudo o que você acha relevante na sua opinião para a imagem da sua empresa.

Guarde referências que agradem, estilos de letras e cores que representaria o seu negócio e veja coma a concorrência se apresenta no mercado.

Analise sua persona.

Entender exatamente quem é seu consumidor e a maneira que ele se comporta gera informações fundamentais para que um logo represente sua empresa e seu cliente se identifique com ele.

Junte essas informações com as habilidades de um profissional e o resultado será incrível. E fique tranquilo, você é peça fundamental nesse processo criativo de desenvolvimento do logo.

Por que devo contratar um profissional para fazer a criação?

Bom provavelmente se você está procurando informações de como criar um logo para sua empresa, é uma certeza que você esteja criando uma empresa e é nesse ponto que você deve focar os seus esforços.

Pode parecer simples, mas com base nas informações relacionadas acima o designer vai fazer um trabalho completo.

Pesquisa tipográfica, vai envolver psicologia das cores que melhor se relacionam com o seu negócio, estabelecer conceitos e executar, com base em teorias de design, estudos que cheguem a um projeto impecável e que atenda toda a necessidade que a marca da empresa exige.

Quanto custa a criação de um logo?

A pergunta pode ser feita de outra maneira.

Quanto vale sua empresa?

É bem provável que o valor de sua marca seja proporcional a uma fração do valor que sua empresa representa. E fica um alerta. O barato sempre sai caro. Desconfie de valores explicitamente baixos e promoções absurdas. Não existe milagre e bons trabalho tem seu valor.

Conhecer a empresa a contratar e seu portfólio é um bom caminho para saber se ela vai atender sua demanda e expectativa com relação a criar um logo para sua empresa.

Quanto tempo demora até eu receber as primeiras ideias?

Geralmente de 7 a 15 dias é um bom tempo para o profissional apresentar os primeiros estudos.

Isso também depende do quão complexo é o projeto, pois existem casos, por exemplo, em que é criado uma fonte específica para a criação desse logo e desenhar um alfabeto inteiro pode exigir mais prazo.

A apresentação geralmente vem acompanhada da aplicação da marca em peças importantes, como papelaria. Visualizar o logo aplicado é muito importante e mostra algo real do visual criado.

Após aprovada, a marca também deve ser acompanhada de um manual de aplicação, onde ficam definidos todos os critérios de como a marca poderá ser utilizada.

Isso impede que ela seja desconfigurada no decorrer de sua utilização por fornecedores, parceiros e até mesmo colaboradores.

Bom, agora você já sabe de maneira bem resumida como funciona o processo de concepção de um logo e pode começar a fazer suas anotações.

Hoje ou amanhã mesmo podemos marcar para conversar e colocar esse projeto em prática. Espero ter ajudado e aguardo seu contato. Agende sua reunião aqui.

Não esqueça de dar sua opinião e compartilhar nas redes sociais nosso artigo.

 

Deixe um comentário