Dicas para um planejamento de mídia off-line de sucesso

OUTDOOR

Já teve a sensação de investir em uma compra de mídia off-line e não conseguir medir o resultado daquele investimento? Saiba que isso é muito comum entre os empresários. Neste artigo vamos dar dicas para um planejamento de mídia off-line de sucesso.

Geralmente temos a tendência de achar e intuir que um determinado veículo vai ser o porta-voz de nossa empresa e essa única escolha vai ser o canal perfeito de comunicação com os compradores de nossos produtos ou serviços. Isso seria perfeito, mas não é tão simples assim e muito dinheiro é perdido nessas estratégias sem fundamento.

É por isso que um planejamento de mídia off-line de sucesso é necessário. Só ele pode maximizar o investimento realizado. Saber as características de um veículo, seu posicionamento e principalmente o público que ele comunica faz toda a diferença na hora de escolhê-lo como veículo de comunicação para os anúncios de sua campanha publicitaria.

No decorrer deste artigo vamos dar dicas e mostrar que a união de informações importantes é que faz de um planejamento de mídia off-line uma ferramenta de sucesso e traz muitos benefícios como:

  • Aumento da sua rentabilidade.
  • Comunica com o público certo.
  • Evita desperdício de investimentos.
  • Informa no momento ideal a mensagem publicada.

Dica 1 – Qual o objetivo claro que sua mídia deve cumprir

Não só para um planejamento de mídia off-line de sucesso, mas para qualquer planejamento, ter definido o objetivo de sua campanha ajuda a tomada de decisões e facilita todo o conjunto de esforços realizados previamente, antes da campanha ir ao ar.

Por exemplo: o objetivo de mídia alcance/frequência é muito comum para campanha de vendas. Venda requer uma oferta. Ofertas têm que ser irresistíveis. Ofertas são acompanhadas de condições de pagamentos atraente, preço, parcelas, taxas, prazos. O veículo tem que ter características que apresentem essas informações de forma clara para cumprir seu objetivo do plano, tem que alcançar as pessoas e frequentemente se fazer presente até a tomada de decisão de compra. Importante: as pessoas tendem a tomar decisões depois de impactada entre 3 a 7 vezes pela mensagem.

Outros objetivos de planejamento de mídia off-line:

  • Branding
  • Imagem desejada
  • Posicionamento
  • Frequência
  • Alcance

No exemplo acima fica claro como um objetivo vai definir a escolha do veículo no planejamento.

Dica 2 – Conheça seu público

A mensagem tem que chegar em algum lugar e conhecer o público perfeito só vai aumentar o ROI do investimento deste plano.

Idade, sexo, classe social vão ser informações importantes, mas ir mais a fundo no conhecimento do seu público traz muito mais relevância para seu plano.

  • Hábitos de consumo
  • Renda
  • Comportamentos
  • Classe social
  • Informações geográficas

Detalhes de comportamento dizem muito.

Antigamente você parava no semáforo e era só você, o semáforo, a rádio e o outdoor que chamavam sua atenção. Hoje o celular entrou na briga e muitas vezes é necessária uma buzina para te tirar do lugar, não é mesmo?

Portanto, mergulhe de cabeça nessa parte comportamental que com certeza você vai encontrar muitos detalhes para fazer um o planejamento de mídia off-line de sucesso.

 Dica 3 – Determine investimentos planejados

Ter uma verba definida ajuda o plano de mídia ser mais coerente.

Não adianta dar o passo maior que a perna. Um plano após o outro, um objetivo alcançado de cada vez pode ir fortalecendo investimentos futuro em mídia.

Saber quanto vai investir é fundamental para o cálculo do ROI que sempre deve ficar positivo.

Dica 4 – Visualize dados de pesquisa de credibilidade

Muitas vezes em reuniões de briefing são realizadas algumas perguntas fundamentais para o planejamento de mídia off-line de sucesso aos empresários e as respostas ou são genéricas ou a informação é desconhecida.

É muito importante o empresário ou o diretor responsável pela comunicação tenha o máximo de informações sobre seu público.

Pesquisas ainda são um bom meio de levantar essas informações e deixam claro importantes características do público que podem salvar um plano de comunicação/mídia.

Dica 5 – Complemente sua comunicação com a mídia online

Você já ouviu falar de Transmídia? E em Crossmídia?

Essas nomenclaturas denominam muitos os esforços de comunicação que vão além dos veículo off-line.

A digitalização da comunicação chegou e não podemos negá-la. Adequar suas campanhas para esse meio é fundamental para o aumento dos resultados e principalmente para aprimorar as informações de público, já que a métricas apresentadas pelo meios on-line atualizam-se instantaneamente.

Transmídia são campanhas onde a mensagens começam na mídia off-line e se complementam na mídia on-line.

Exemplo claro é o uso do QR code. Ao fazer a leitura do código com o celular as pessoas são direcionadas a uma landing page, por exemplo, com mais conteúdo e diferentes informações que no meio off, aumentando assim a interação com o público

Crossmídia são campanhas off-line que que se cruzam com os meios on-line sem qualquer alteração da informação, ou seja, no outdoor na rua e no post do Faceboook e mensagem é igual e as informações só se cruzam, não se complementam.

Ambas são válidas com uma estratégia bem definidas, embora seja muito comum as pessoas aplicarem, essas nomenclaturas de forma errada, tracarem uma definição pela outra. Mas vamos falar mais disso em outro artigo, em breve.

Dica 6 – Novas soluções

Todos os dias aparecem novidades no mercado.

Desde painéis animados, interativos, em locais inusitados até programas de televisão conquistando audiência e portais aumentando seu tráfego.

Estar aberto a experimentar, testar, é algo que faz parte de um plano de mídia off-line de sucesso.

Sempre tenha investimento para esses testes. Um acerto em uma nova mídia pode ser um grande trampolim.

Principais veículos de comunicação para um planejamento de mídia off-line de sucesso.

São muitos os veículos que englobam um planejamento de mídia de sucesso off-line. Abaixo alguns deles e suas principais características.

  • Anúncios para Televisão – veículo de massa geralmente utilizado para informações que precisam impactar grande parte da população. Possui informações claras como audiência dos programas, o que serve de base para o planejamento e seleção dos melhores horários. Requer um investimento considerável e um cuidado especial na produção de vídeo. TV é algo muito presente na vida da população brasileira, sendo um importante aliado na comunicação.
  • Anúncios em Jornais – O jornal, por ser geralmente diário, permite uma comunicação mais imediata, estabelece uma relação mais próxima com seu leitor, já que ao ler um jornal geralmente a pessoa se mostra disposta a ter acesso às informações daquele meio. Permite também fazer uma comunicação mais informativa. Investimento em jornal também é alto, mas vale o esforço.
  • Anúncios para Revistas – Revista é um veículo que permite segmentar melhor o público. Existem revistas informativas, revistas sociais, revistas focadas em atividades como arquitetura, saúde. É uma boa alternativa para anúncios institucionais ou com validade prolongada.
  • Anúncios para Outdoor – Veículo de grande visibilidade, atinge muito bem pedestres e motoristas em áreas específicas. Como é uma mídia de leitura rápida, colocar a informação de maneira correta é muito importante. No interior, outdoor são muito bem-vindos, pois alcançam praticamente toda cidade em pontos específicos, tornando-se um ótimo aliando para as campanhas. Custo justo e de fácil retorno.
  • Anúncios para Busdoor – O painel nos ônibus tem a facilidade de levar as informações por toda a linha de seu percurso. Também atinge muitos pedestres, motorista dentro carros, motos, além de ser uma mídia bem acessível financeiramente, complementando bem um planejamento de mídia.
  • Anúncios em Painéis Eletrônicos – Os famosos painéis de LED. A animação da informação é seu diferencial. Geralmente instalados em semáforos de grandes cruzamentos, chamam muito a atenção daqueles que param aguardando a liberação da via. Ótimo para informações criativas e curtas.
  • Anúncios em Painéis em Rodovias – As rodovias são um importante canal de abastecimento do nosso país. Milhares de pessoas circulam diariamente por vias em todo o país e esses painéis tentem a ter um tamanho muito grande e uma comunicação de durabilidade alta. Ideal para grandes marcas fazerem suas campanhas institucionais.
  • Anúncio em Mídia Indoor – Esse painel define muito uma comunicação segmentada. Em aeroportos, por exemplo, é comum esse tipo de comunicação e fica claro que impactam um público mais elitizado. Mas existem outros pontos onde esses painéis são instalados e também atingem outras classes, como ônibus, metros e até recepção em locais com grande concentração de pessoas.
  • Ações Promocionais – Ações promocionais podem ter foco em ações de marca, produto, institucional, promocional e até vendas. Vamos falar mais em outro artigo sobre ações promocionais e como elas ainda implementam muito o plano de comunicação das empresas.

E sua empresa, como tem formatado o plano de comunicação? Podemos conversar em breve. Agende nossa reunião neste link e vamos construir um planejamento de mídia off-line de sucesso.

Deixe seu comentário. Compartilhe nosso post. Até breve.

 

Compartilhe