Gerenciamento de redes sociais é todo o processo que envolve o planejamento do calendário de postagens, elaboração de conteúdo e os tipos de conteúdo, desenvolvimento de artes, relacionamento com os seguidores, monitoramento e avaliação dos resultados pelo objetivo proposto.

Todo esse processo exige tempo de pesquisa sobre o produto, serviço ou empresa, seus concorrentes, como eles se comportam, a definição de sua persona, quais estímulos de comunicação ela costumam responder e entender também qual rede social melhor vai fazer essa ponde de comunicação com o público consumidor.

Gerenciamento de redes sociais não é algo simples e intuitivo. O problema é que as pessoas tendem a ver a comunicação como algo intuitivo e acabam prejudicando a construção de sua audiência nas redes sociais por usarem a intuição e não conhecimento específico para isso.

As pessoas sabem obturar um dente? Não. Os dentistas sabem. Então porque as pessoas acham que sabem fazer a comunicação da empresa delas?

Os proprietários de empresas, gerentes geralmente entendem do negócio delas, da empresa, do produto, e é esse conhecimento unido ao comunicador que vai gerar resultados infinitos de comunicação.

Como escolher o objetivo de comunicação das redes sociais.

Todo planejamento de comunicação para redes sociais tem que ter um objetivo. Os que mais se destacam são:

Tem que partir de um início e ir cumprindo os objetivos de comunicação antes de iniciar outro objetivo. Fortaleça sua marca seja reconhecido e venda.

Como comunicar nas redes sociais

As publicações devem focar em um dos objetivos que comentamos anteriormente e podem ser de muitas formas.

Cada empresa tem sua personalidade, algumas mais sérias vão adotar uma linha de comunicação mais sóbria e talvez não deixe espaço para comunicações irreverentes, ao contrário de outras empresas com um perfil mais descontraído, onde trocadilhos e brincadeiras fazem parte da definição da persona para facilita a comunicação e alcançar resultados.

Estabelecer a persona da sua empresa é muito importante. Facilmente são confundidas as definições de público-alvo e persona. O exemplo abaixo deixa claro essa diferença.

Exemplo: Uma loja de sapatos femininos.

Público-alvo: mulheres, de 25 a 35 anos, solteiras, ativas no mercado de trabalho de moda. renda de 3.500,00.

Persona: Ana Laura, 25 anos, recém-formada, gerente de uma grande loja de departamento, adora moda, sapatos elegantes que contribuem com sua imagem, mas que preservem o conforto dos seus pés.

Perceba que fica muito mais direcionado a mineira que podemos oferecer algo à “Laura” do que para o público-alvo. Saber exatamente quem compra o seu produto ou precisa do seu serviço, como ele se comporta e suas características são a base para abordagens de sua comunicação.

Com que frequência e qual o melhor horário para postar

Essa resposta já exige um pouco mais de conhecimento do comportamento da sua audiência.

Algumas redes sociais, como o Facebook, disponibilizam essas informações que ajuda muito montar o seu calendário de postagens.

Audiência Facebook - gerenciamento de redes sociais
Audiência Facebook

Aqui na agência, por exemplo, temos clientes de seguimento específicos que exigem postagens realizadas às 6 da manhã, como também temos postagens a noite, por volta de 19 horas.

Testes foram realizados para saber o período do dia em que a audiência mais se conecta à rede destes clientes e assim estabelecemos os melhores horários, além de monitorarmos constantemente para adequações, se necessário.

Podemos dizer que o melhor horário para postagens nas redes sociais são os períodos onde as pessoas estão com tempo disponível. Por exemplo, após o jantar, após o almoço ou um domingo à tarde.

É muito interessante também dividir seu conteúdo em postagem de consumo rápido, como uma frase de homenagem, por exemplo, e postagem de consumo mais demorado, como um conteúdo extenso de um blog com informações que exigem um pouso mais de tempo da audiência.

Muito conteúdo deve ser repostado também, principalmente conteúdo extenso, com maior quantidade de informação, como textos de blog, por exemplo.

Alguns chegam a ser republicados nas redes sociais muitas vezes, alternando os dias da semana entre períodos de 15 a 30 dias, conquistando leitores novos a cada republicação.

Quais resultados podemos alcançar com o gerenciamento de redes sociais

Os resultados vão depender da métrica escolhida no seu objetivo de comunicação no plano de gerenciamento de redes sociais.

Independente de qual for seu objetivo, todos eles podem ser alcançados respeitando prazos definidos nesse plano.

E possível campanhas para gerar fluxo de loja, chamadas no telefone, contatos por e-mail, geração de lead e também publicações com objetivo de alcance, engajamento, conversões, trafego para site visualização de vídeos entre outros.

Estabeleça metas, se relacione com sua audiência e conquistes resultados absurdos.

Vamos entender melhor o posicionamento da sua empresa na internet? Vamos criar suas redes sociais ou elaborar um plano de gerenciamento? Agende nossa reunião enviando aqui seu contato.

 

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