O que você precisa saber sobre Marketing Digital, é que todo e qualquer esforço que você realiza por diferentes meios na internet para divulgar informações de um produto, um serviço ou uma marca com o total controle do resultado dessa ação de forma imediata.
Existem muitas maneiras de colocar em prática uma ação de marketing digital. Uma simples troca de mensagens via internet que gere algum resultado esperado da mensagem enviada é um bom exemplo.
As mensagens podem ter objetivos e apelos distintos. Podem ser informativas, onde o foco é instruir alguém com alguma informação ou promocional, onde uma oferta é realizada oferecendo os mais diversos tipos de produtos e serviços.
A internet se faz cada vez mais presente na vida das pessoas e as maneiras de utilizá-la é o que vai fazer seu marketing digital dar certo.
Primeiro de tudo é ter um objetivo. Classificar sua informação é importante para escolher depois o meio que melhor pode transmitir a sua mensagem e a que mais vai te trazer resultado.
Na maioria das vezes você não utilizará apenas um meio, e sim um conjunto de distribuidores de mensagens online. Fazer esse uso e administrar os resultados é o que completa o seu esforço de marketing digital.
Vale destacar que é melhor um meio online bem feito para o seu marketing digital do que vários sem controle e realizados de qualquer maneira. Escolha um, teste, aprenda, faça ele funcionar e depois expanda seus canais para outras plataformas.
Meios de se fazer Marketing Digital
São inúmeras as oportunidades que a internet nos possibilita para trocar informação, as principais delas são:
- Site
- E-mail marketing
- Redes Sociais (Facebook, Instagram, Twiter, Youtube, Google+)
- Aplicativos
O sucesso do seu marketing digital vai depender integralmente do controle que você tem sobre ele.
É muito comum utilizar ferramentas de automação de marketing digital para conseguir administrar toda essa informação que deve ser enviada, monitorada, otimizada e avaliada em tempo integral para os objetivos serem alcançados.
Umas das principais vantagens de se utilizar a internet para fazer marketing é a constante otimização que o meio online permite em todo o processo, realizada de acordo com as respostas que vão aparecendo e direcionando a comunicação para o objetivo final.
Já se sabe que não adianta oferecer tudo para todo mundo. As pessoas que devem ser comunicadas devem ter uma relação com o produto, um interesse mínimo para ser marcado como um possível cliente comprador.
Como achar o seu público?
Sendo bem objetivo e simplificando, é como pescar. Em uma pescaria, você não fica andando de barco pelo rio esperando o peixe pular no seu colo. Você se prepara, usa uma vara resistente, uma linha forte, um peso na linha para poder jogar sua isca mais longe e atrair o seu peixe.
É exatamente assim que o marketing digital funciona, só que tudo isso feito através de informação digitalizadas em um processo de chamar atenção, atrair, conquistar e vender.
Como eu crio uma isca digital para o meu negócio?
Uma promoção, por exemplo, pode servir de isca para atrair um cliente. Um e-book ensinando algo relacionado ao seu produto ou serviço também pode servir como isca para geração de lead. Um vídeo demonstrativo também pode ser outra maneira de se atrair um comprador.
São inúmeras as maneiras que podemos atrair um comprador e é nessa parte que entram as empresas especializadas em realizar esse tipo de trabalho. Existem técnicas e maneiras de abordagem que precisam de conhecimento especifico para obter resultados consistentes.
Abaixo uma relação de tipos de iscas digitais que podem ser muito efetivas para atrair seu público.
- Ebooks
- Webinars
- Templates
- Ferramentas
- Pesquisas
- Infográficos
- Conteúdos relevantes
- Quiz
- Kits
Observações Importantes para seu Marketing Digital
De forma simplificada, tentamos explicar como o processo de marketing digital acontece e de como ele deve ser qualificado para alcançar um retorno positivo.
O fator tempo tem grande influência nisso tudo. Gerar um simples conteúdo requer horas de pesquisas, organização das informações e técnicas de redação específica para o meio online.
Os buscadores de informações fazem uma leitura cada vez mais completa das informações publicada na internet e está cada vez mais concorrido se posicionar dentre milhares de artigos e informações que circulam na rede.
Um bom site, de rápida navegação, objetivo, bem nutrido de informações e com abordagens que convençam seu visitante a executar uma ação é o ideal para sua imagem online.
Uma rede social interativa, atualizada e com persona definida que comunique com uma comunidade relacionada ao seu negócio é de grande vantagem nesse processo.
E-mails bem escritos, enviados para público correto também são um ótimo meio para resultados expressivos.
Canais de comunicação alternativos como aplicativos que você possa também estabelecer um canal direto com seu público geram muitos negócios e maximizam os resultados na somatória final do processo de marketing digital.
É único e personalizado o comportamento que cada empresa tem na hora de executar o marketing online. Essa construção é contínua e próxima entre agencia e cliente e pode ser muito produtiva e de grandes resultados.
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