Por que sua empresa precisa ter um site

Com toda essa renovação tecnológica que digitalizou o mundo e trouxe uma infinidade de informações ao alcance dos dedos com a utilização massiva dos celulares, você nunca se questionou por que sua empresa precisa ter um site?

Neste artigo vamos listar os 10 principais motivos de se tornar presente na maior rede de informações existente no mundo.

Praticamente tudo que uma pessoa precisa saber hoje ela consulta a internet para buscar informações. Essa presença na internet já é o motivo principal que justifica o por que sua empresa precisa ter um site.

1 – Presença Digital

Imagina que um potencial cliente precisa do seu produto ou serviço que você oferece. Você tem uma loja física, uma fachada linda e atrativa um logotipo bem desenvolvido, mas não tem um site.

Se esse cliente não passar na frente da sua empresa e não for impactado pela sua mídia off-line, quais as chances ele tem de saber da sua existência? Poucas, certo?

Enquanto se o seu concorrente tiver também uma loja física, uma fachada incrível e um logotipo de impacto e também um site publicado, provavelmente ele terá muito mais chances de ser encontrado primeiro que você, já que ao alcance das mãos, com um celular, ele pode fazer essa consulta e ter o resultado em segundos já que ele tem uma presença digital.

2 – Credibilidade. Informações sobre a empresa.

Desenvolver um site gera credibilidade, passa imagem de uma empresa real e essa presença digital te torna mais confiável e te aproxima do mundo.

Seu website vai ter todas as informações da sua empresa, desde sua localização, catálogo de produtos ou serviços, tempo de existência, clientes que você tem, quem faz parte da sua equipe, maneiras de entrar em contato entre outras inúmeras funcionalidades adequada a cada seguimento, geralmente selecionadas e estudadas no planejamento do seu site.

Entre essas informações, seu site também deve ser capaz de solucionar as necessidades dos clientes, o usuário deve encontrar o que busca e conforme o seu trafego aumenta e você vai conhecendo melhor o comportamento dos clientes em seu site, ajustes podem ser feitos já que ele é uma ferramenta hibrida e que pode ser constantemente aprimorada.

3 – Sua empresa funcionando 24 Horas

Funcionar no horário comercial já é um grande esforço para as empresas, imagina manter a estrutura em pleno funcionamento por 24 horas todos os dias. Bem provável que isso seja inviável pois toda a despesa tanto de estrutura física quanto de funcionários dobraria os custos de funcionamento.

Com um site funcionando isso é completamente possível. A internet nunca dorme. Tudo que você oferece na sua estrutura física pode e deve ser comercializado no meio on-line.

Com ajuda do Google ADS por exemplo seu anúncio direciona seu cliente para o site e ele pode por exemplo comprar itens de sua loja virtual de madrugada ou a qualquer hora e receber a mercadoria em casa  com alguns clique no mouse ou toques em um smartphone.

4 – Estratégia de marketing Digital

É possível fazer marketing digital sem um site? Sim, mas não de forma completa e com total controle das ações realizadas. Falamos mais sobre isso nesse outro artigo sobre Marketing Digital, vale conferir também.

Esse é um bom item do por que sua empresa precisa ter um site. Somente com ele você vai conseguir desenvolver uma estratégia bem elaborada de marketing digital para atrair, selecionar, se relacionar, gerar leads e converte-lo em vendas.

Quando você procura algo na internet e navega por um site, já percebeu que depois, nos dias subsequentes a sua busca você recebe vários anúncios relacionados a sua busca?

Isso é possível pois você foi marcado e deixa informado para a web que tem interesse em determinado produto.

Pixel do Facebook e o código de conversão do Google Ads são um bom exemplo de como esse rastreamento é feito.

Marcando o seu trafego, você estabelece um canal direto para se comunicar com ele por toda vida.

Essa marcação te permite criar campanhas especificas, fazer remarketing, e receber inúmeras informações que vão te ajudar a evoluir o seu negócio.

5 – Atrair Cliente

Parece meio óbvio, mas a melhor maneira de atrair clientes é oferecer o que ele quer.

Para oferecer o que ele busca, você pode criar estratégias com um objetivo escolhido e selecionar as ferramentas de marketing digital que vão te auxiliar nesse processo e direciona-lo ao seu site onde inicia o relacionamento com ele.

Listamos algumas ações que você pode fazer para chamar atenção da sua audiência e atraí-lo para dentro do seu site:

  • Artigo para blog – além de nutrir seu público com informação, você mostra pra ele que entende do assunto e aumenta a sua autoridade. Isso é um grande avanço para você se tornar referência para ele no assunto.
  • Webnairs – são vídeos ao vivo onde determinado tema é discutido, são muito explicativos e produzem grande engajamento e relacionamento com a audiência.
  • Ebook – material mais extenso com informações que suprem determinada dor, é praticamente um minilivro digital onde se aprofunda mais sobre u determinado tema. Ótima estratégia para captação de leads
  • Infográficos – resumir informações importantes em gráficos informativos chamam muito a atenção das pessoas que buscam informações resumidas. No infográfico ela pode visualizar as informações principais e um bom design desse infografico facilita a interpretação na ordem correta.
  • Vídeo – Construir todo um conteúdo informativo em forma de vídeo utilizado do som e imagem para apresentar o conteúdo é excelente. Facilita o entendimento, principalmente se seu negócio requer mostrar procedimentos de passo a passo com volume de informações grande.

Esses são alguma fermentas que servem para atrair seu cliente. Mas temos a geração de trafego pago que maximiza seu esforço na internet muito rapidamente. As redes sociais são ótimas ferramentas além do Google Ads.

6 – Relacionar com a audiência

Um site nutrido de informações abre espaço para as pessoas que navegam por ele deixarem sua opinião. Fazem perguntas, criticam, elogiam, enfim. Monitorar e se relacionar com essas pessoas só te aproxima mais dela e essa relação tem grande valor.

Cliente que indica cliente sempre vai ser o melhor negócio do mundo. Então estabelecer essa relação próxima só vai te trazer visibilidade, autoridade e reconhecimento.

Hoje esse relacionamento é bem evidente nas redes sociais o que facilita muito. Mas entenda que você conversar com um cliente dentro da sua “casa” (site) sempre será melhor do que você conversar com um cliente em um “restaurante” (redes sociais).

8 – Gerar leads

Não entenda lead como um cadastramento de e-mail ou pessoas. Lead é uma oportunidade de negócios, é uma oportunidade de venda para sua empresa. Um lead é alguém que tem interesse em seu produto. Ele procurou por você, encontrou, então ele é um potencial cliente e deve ser tratado com muito valor.

Com um site bem estruturado você pode atrair muitos leads com as mais diferentes características, você deve através da análise do comportamento dele no seu site categoriza-los e redireciona-lo a informações que você já sabe que ele precisa até direciona-lo ao momento de uma oferta irresistível.

7 – Vender

Como falamos no item anterior, leads vão te gerar oportunidades de negócios que vão se transformar em venda.

Sites de e-comerce por exemplo é uma loja virtual completa. Tem uma aparência de loja virtual focado em apresentar produtos, são integrados com meios de pagamento, canais de monitoramento da entrega da compra, e outras informações importante que tonam o processo de compra muito fácil.

Landinpages também são muito utilizadas. São páginas específicas com objetivo de conversão, ou de lead ou diretamente para vendas. Podem apresentar um produto e informações resumidas vinculadas ao botão cadastrar/comprar.

9 – Expandir negócios

A pergunta por que sua empresa precisa ter um site, também poderia ser respondida por este ítem.

Não dá para pensar em expansão de negócios sem ter um site consolidado e em pleno funcionamento. Vamos pensar a nível Brasil, já contabilizou o custo gerado para divulgar sua empresa por todo território nacional?

Um site te apresenta para o mundo. Seu endereço web pode ser acessado de qualquer local onde exista uma conexão com a internet.

Portanto se você tem clientes que compram o seu produto na sua cidade, por que não vender para outras cidades do estado, outras regiões e enfim todo o país e por que não exportar para o mundo.

10 – Variedade de métricas

Quando se trabalha uma estratégia de marketing digital, são coletadas muitas informações sobre os visitantes do site. Essas informações são conhecidas na linguagem web como métricas.

Informações do tipo que o acesso ao seu site é maior por usuários de celulares do que por desktop por exemplo, já te sinaliza que seu site e comunicação deve estar adequada a este display de visualização.

Taxa de rejeição também mostra se a experiência do usuário está correta. Quando maior o tempo que uma pessoa fica conectada ao seu site melhor mais informa aos mecanismos de busca que seu site tem informações relevante e que as pessoas passam um bom tempo conectadas a ele.

Origem do seu trafico também é classificada. Trafego direto, busca orgânica, redes sociais, links, campanhas.

Enfim um site te apresenta, integra sua empresa ao mundo, gera informação sobre seu público e saber utilizar essas informações só contribuem para o crescimento do seu negócio.

Vamos aparecer na web, montar um site na medida do seu negócio? A ALBC já desenvolveu projetos incríveis e está disponível para uma reunião estratégica para desenvolver o seu site. Nossa reunião pode ser agendada neste link. Espero você.

Obrigado pela leitura. Deixe eu comentário e compartilhe o link desse artigo nas redes sociais.

 

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